sábado, 11 de agosto de 2018

EM DOIS PRESÍDIOS - Detentos ligados ao PCC tentaram fugir por túneis

d
Um túnel na CPPL III foi descoberto por agentes penitenciários, dois dias antes da localização de outro espaço aberto pelos presos, na Pirc, para tentar fugir

Detentos ligados à facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), custodiados em dois presídios do Estado, tentaram fugir por túneis, que foram descobertos por agentes penitenciários em um intervalo de poucos dias, nesta semana.
Uma tentativa de fuga em massa de presos de uma ala da Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, foi frustrada com a descoberta de um túnel, na última quinta-feira (9). Dois dias antes, servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) também localizaram um buraco na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL III), no Complexo Penitenciário de Itaitinga II, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Segundo a Pasta, ninguém fugiu nas duas investidas.

Escavação - Segundo o Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), o túnel aberto na Pirc tinha cerca de 35 metros de tamanho, partindo da vivência 3 em direção à área externa da unidade, e criminosos "de alta periculosidade" poderiam ter escapado. O túnel era bem extenso e já estava muito próximo dos limites da unidade".
Conforme a Sejus, a tentativa de fuga fracassou quando os servidores avistaram um volume de areia, que seria da escavação do túnel, durante uma vistoria de rotina. Em investigação, os agentes penitenciários localizaram a entrada do buraco.
Uma fuga em massa já foi registrada na Pirc, neste ano. 24 internos conseguiram escapar por um túnel, em 19 de junho. Apenas 13 fugitivos foram recapturados nas horas seguintes.

Superlotação - De acordo com o último boletim da População Carcerária do Estado do Ceará divulgado pela Sejus, a Pirc encerrou o mês de julho com um excedente de 40,1% da capacidade. Havia 769 detentos, para 549 vagas. Enquanto a CPPL III estava com excedente populacional de 34,5%: 1.270 internos para apenas 944 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário