sexta-feira, 10 de agosto de 2018

IGUATU ESTÁ NO MEIO - 14 municípios pagaram empresas que vendem certificado de melhor gestor até para jumento

(Foto - Instituto Tiradentes)

Empresas denunciadas por vender certificados e medalhas de “melhor gestor” constam nos pagamentos das contas do Estado do Ceará desde pelo menos 2007. Neste ano, 14 municípios cearenses efetuaram pagamentos ao Instituto Tiradentes e/ou à União Brasileira de Divulgação (UBD), investigadas pelo Ministério Público por fraude.
O esquema foi revelado no último domingo, 5, em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo. Na matéria, foi efetuada compra de certificado de "gestor nota 10" para um jumento, classificado na pesquisa nacional de utilidade pública entre os “100 melhores prefeitos do Brasil”.


As empresas são suspeitas de realizar juntas até 20 premiações falsas por ano, conforme apurado pelo Fantástico. Os certificados e medalhas são entregues após "pesquisas interativas junto às redes sociais, órgãos governamentais e casos colhidos junto à população". O lucro obtido por meio dos eventos de premiação realizados contando investimento cearense só neste ano soma R$ 22.987.


A UBD convoca gestores para participarem da "competição". No site da empresa, 54 municípios cearenses são citados como "classificados" para a premiação. Em maio, 14 prefeituras realizaram pagamentos ao Instituto Tiradentes e à UBD referente a inscrições no 126º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vice Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais, que ocorreu nos dias 17 e 18 de maio em Recife (PE). No evento, foram entregues premiações aos referidos "gestores nota 10".

IGUATU - R$ 3.185 ao Instituto Tiradentes para a inscrição do secretário de infraestrutura Francisco Tácido Santos Cavalcanti, da secretária de educação Elizangela Gomes Medeiros e do prefeito Ednaldo de Lavor Couras. Outras duas notas fiscais que não discriminam o nome da pessoa inscrita também constam nos registros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário