quarta-feira, 29 de agosto de 2018

REDES SOCIAIS - Vítima que aparece sendo torturada por PMs em vídeo é um adolescente de 15 anos

A vítima que aparece em um vídeo, que circula nas redes sociais, sendo torturada por homens com fardas da Força Tática e da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) é um adolescente de 15 anos. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 28, no bairro Bela Vista, em Fortaleza.
Segundo testemunhas, o adolescente estava próximo ao terreno baldio, quando foi abordado pelos policiais para a prática de tortura.
No vídeo, um suposto policial segura a vítima, enquanto o outro faz a prática do afogamento simulado (tortura na qual a água despejada sobre o pano na face inunda os pulmões e a vítima sufoca lentamente). O terceiro observa o crime de perto e outros dois aparecem no entorno.
A vítima agita as pernas desesperadamente para tentar se livrar da situação. As imagens se encerram, no entanto, com o rapaz imóvel, ainda com um dos supostos agentes por cima dele com o rosto coberto por balaclava. Os demais estão armados.
Ainda de acordo com testemunhas, após a cena de crueldade, o adolescente foi atendido por um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Instituto Doutor José Frota (IJF). A vítima recebeu alta em seguida e está com o corpo cheio de hematoma.
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará, está acompanhando o caso.
A Polícia Militar do Ceará (PM-CE) e a Controladoria Geral de Disciplina (CGD) vão investigar o caso. Por meio de nota, o Comando da PM respondeu que tomou conhecimento do vídeo e adotará medidas. "A Corporação não compactua com atos de violência nem que afrontam a dignidade humana", diz um trecho do comunicado.
Paralelamente, a CGD, em nota, afirma que já determinou a instauração de procedimento disciplinar para a devida apuração dos fatos.
A Defensoria Pública do Estado informou que acompanha o caso. "A tortura é inaceitável. A Defensoria confia na apuração por parte da CGD e na atuação do Ministério Público neste caso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário