sexta-feira, 28 de setembro de 2018

ACIMA DO ESPERADO - Temperatura no Sertão cearense chega perto dos 40º

Image-0-Artigo-2458277-1
O uso de guarda-chuva neste período do ano é bastante comum no sertão cearense: desta feita, o utensílio é utilizado pelo sertanejo para se proteger do sol, que castiga durante a maior parte do dia

Sol forte, falta de nuvens, diminuição da velocidade do vento, ausência de chuvas e baixa umidade do ar favorecem o aumento da temperatura e da sensação térmica nessa época do ano. São os chamados meses do BR0-Bro (setembro, outubro, novembro e dezembro). Para quem mora no sertão, o calor torna-se insuportável. Essa é queixa geral do sertanejo.
Quem não trabalha seguindo horário fixo evita sair de casa no período da tarde. Agricultores, trabalhadores autônomos e consumidores dão preferência ao turno da manhã. Esses trabalhadores já mudaram os horários de trabalho. Até os carteiros só entregam correspondências e encomendas no turno matinal. À tarde, fazem trabalho interno.
As vendas no varejo no turno vespertino caem pela metade, segundo análise da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu e do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas). "Pela manhã, o movimento já está pouco e à tarde praticamente os consumidores permanecem em casa, poucos saem para as compras", pontuou, Francisco José Mota Luciano, presidente da CDL local.
As elevadas temperaturas deixam os moradores enfadados e a reclamação ocorre no trabalho, em casa e, principalmente, na rua. Os dias estão cada vez mais quentes e ninguém suporta o sol depois das 11 horas.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou nos últimos sete dias em estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Ceará elevadas temperaturas do ar em Sobral (38,9º Celsius), Crateús (37,4º), Tauá e Iguatu (36,9º), Jaguaribe (36,5º) e Quixadá (35,4º).

Nenhum comentário:

Postar um comentário