sábado, 6 de outubro de 2018

Eleitor poder levar ‘cola eleitoral’ para cabine de votação - Celulares são proibidos

O primeiro turno das eleições deste ano acontecem neste domingo, 7 de outubro. Amanhã, os eleitores brasileiros devem digitar os números de seis candidatos na urna eletrônica: deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente.
Dada a grande quantidade de candidatos, cada um identificado com um número, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que os eleitores levem para a cabine de votação uma cola em papel preenchida com os dados dos candidatos escolhidos, já que os eleitores estão proibidos de levar os aparelhos celulares para a urna. Além dos celulares, o TSE avisa que é proibida a utilização de tablets, rádio comunicadores, câmeras e quaisquer outros aparelhos eletrônicos dentro da cabine de votação.
Após digitar o número, é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na urna eletrônica. Se estiver errado, basta apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo. Ao apertar “confirma”, o eleitor computa o voto para aquele candidato e não será mais possível alterar.
Se o eleitor não quiser dar seu voto para nenhum candidato, ele pode apertar a tecla “branco” e, em seguida, “confirma”. Segundo o TSE, o voto em branco não é computado como voto válido, sendo registrado apenas para estatísticas.

O TSE informa que, para votar, é obrigatória apresentação de documento oficial com foto, como

Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
Carteira de categoria profissional reconhecida por lei
Carteira de identidade
Carteira de trabalho
Carteira nacional de habilitação
Certificado de reservista
Documento Nacional de Identidade (DNI)
e-Título (título de eleitor em meio digital).

Passaporte - É recomendável, porém não obrigatório, levar o título de eleitor, já que nele está o número da seção eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário