quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Justiça Eleitoral ainda não decidiu sobre "Lei Seca" no dia da Eleição

cerveja
A três dias da eleição, a Justiça Eleitoral ainda não decidiu se haverá proibição da venda de bebidas alcóolicas no próximo domingo (7) – a chamada “Lei Seca”. O tema ainda está sendo discutido pelos juízes eleitorais, embora Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) tenha emitido recomendação de proibição da venda de bebidas.
O ofício foi expedido na quarta-feira (3) pela Corregedoria Eleitoral do TRE-CE. “O consumo de bebidas alcóolicas no dia das eleições comumente acarreta transtornos e compromete a boa ordem dos trabalhos eleitorais e o exercício do voto, notadamente diante do acirramento verificado nesses dias que antecedem o sufrágio”, justifica o desembargador Haroldo Máximo, vice-presidente do TRE-CE e corregedor regional eleitoral. Ele sugere uma proibição das 0h às 19h.
A determinação sobre a restrição não é nacional, informa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Portanto, enquanto Estados como Pernambuco e Paraná já se decidiram pela permissão da venda, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Piauí adotarão o entendimento mais restritivo.

Caso a proibição seja adotada, bares, restaurantes e quaisquer outros espaços abertos ao público ficam proibidos de vender bebidas. As punições para quem descumpre a Lei Seca variam. Estabelecimentos podem ser fechados, enquanto clientes podem enfrentar multa ou detenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário