domingo, 7 de outubro de 2018

Pesquisas apontam Bolsonaro e Haddad no segundo turno

As últimas rodadas de pesquisas do Ibope e Datafolha, divulgadas na véspera da eleição, mostram que, caso os resultados apontados pelos levantamentos se mantenham hoje, os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) farão o segundo turno da corrida presidencial em 2018.
Líder em todas as sondagens, Bolsonaro tem 40% dos votos válidos no Datafolha e 41% no Ibope. O ex-prefeito de São Paulo registra 25% dos votos válidos nas duas prospecções de preferência do eleitorado.
No Ibope, Haddad caiu três pontos percentuais nos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, obedecendo ao formato pelo qual a Justiça Eleitoral contabiliza os sufrágios. Nele, o petista foi de 28% para 25%. No Datafolha, o candidato manteve o mesmo índice.
Bolsonaro subiu três pontos no Ibope, passando de 38% para 41%. No Datafolha, oscilou um ponto positivamente, alcançando agora 40%.
Para que obtenha vitória ainda no primeiro turno, o candidato precisaria atingir a marca de 50% dos votos válidos mais um.
O capitão reformado, que está na dianteira na intenção de voto em quatro das cinco regiões do País, teria de conquistar nove pontos percentuais apenas neste domingo. Embora possível, o cenário é considerado improvável pelos institutos.
O presidenciável do PDT Ciro Gomes oscilou dois pontos percentuais no Datafolha, chegando a 15%, considerando-se apenas os votos válidos.
O pedetista, que figura em terceiro lugar na briga presidencial, distanciou-se ainda mais do quarto colocado, o tucano Geraldo Alckmin, cujo desempenho variou de 9% para 8%.
Em seguida vem Marina Silva (Rede), que desidratou mais um ponto e caiu para 3%, empatada com o candidato do Novo, João Amoêdo, também com 3%.
Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos) têm ambos 2%. Guilherme Boulos (Psol) e Cabo Daciolo (Patriota), 1%. João Goulart Filho (PPL), Eymael (DC) e Vera (PSTU) não pontuaram.
O Datafolha ouviu 19.552 eleitores de 382 municípios entre a sexta-feira, 5, e o sábado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S. Paulo e a TV Globo.
Já o Ibope entrevistou 3.010 eleitores nos mesmos dias em que o Datafolha foi a campo. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os contratantes foram o jornal Estado de S. Paulo e a TV Globo.
O Datafolha testou ainda cenários de segundo turno. Nas simulações, Bolsonaro aparece numericamente à frente de Haddad, com 45% dos votos válidos ante 43% do petista, quadro que configura empate técnico.
O Ibope também mostra empate técnico entre o militar e o ex-ministro de Lula num eventual segundo turno, mas com placar ligeiramente diferente: 52% para Bolsonaro e 48% para Haddad.
Contra Ciro, Bolsonaro atinge 43% dos votos válidos ante 47% do ex-governador do Ceará, resultado que, segundo o Datafolha, configura empate técnico no limite da margem de erro.
Quando confrontados, os dois presidenciáveis surgem empatados no Ibope: 52% para Ciro contra 48% de Bolsonaro.
O Datafolha aferiu a rejeição dos candidatos. Bolsonaro tem o maior percentual de eleitores que não votariam nele de jeito nenhum: 44%. De acordo com o instituto, 41% dos consultados rejeitam Haddad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário