quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Chuva de 178 mm em Farias Brito, no Ceará, deixa ruas destruídas e praça principal coberta de lama

Praça Princpal de Farias Brito ficou coberta de lama.  — Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares
Praça Principal de Farias Brito ficou coberta de lama

O município de Farias Brito, na Região Cariri do Ceará, registrou, entre a última quarta-feira (5) e as 7h desta quinta-feira (6), um índice pluviométrico de 178,0 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme).
Lá, as precipitações tiveram início durante a madrugada e se estenderam por cerca de quatro horas. Com a intensidade das chuvas, algumas barragens sangraram. Estradas que dão acesso a várias comunidades ficaram destruídas. A praça principal da cidade ficou coberta de lama.
Segundo a Funceme, choveu em pelo menos 72 dos 184 municípios cearenses. Também choveu com intensidade em Arneiroz (74,5 mm), Catarina (73,0 mm), Novo Oriente (70,0 mm), Santana do Acaraú (68,8 mm), Crato (62,0 mm), Crateús (58,0 mm), Altaneira (46,0 mm) e Barro (45,8 mm).
Na Região Central e Inhamuns houve chuva em todos os 23 municípios, sendo a maior em Arneiroz. Na Região da Ibiapaba aconteceram precipitações em todas as 14 cidades. O maior registro foi em Ipaporanga, com 30,0 mm. Essas regiões foram as que mais registraram índices de precipitações.

 Ruas de vários bairros de Farias Brito ficaram destruídas. — Foto: Edson Freitas/TV Verdes Mares
Ruas de vários bairros de Farias Brito ficaram destruídas

Pré-Estação Chuvosa - Tais registros acontecem por influência de áreas de instabilidade sobre o Piauí e associadas à presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que é uma banda de nebulosidade e precipitação com orientação noroeste-sudeste, indo desde o sul e leste da Amazônia até o sudoeste do Oceano Atlântico Sul.
Além da continuidade da ZCAS, a Funceme identifica, por meio da análise de imagem de satélite e previsão de modelos numéricos, a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o oceano Atlântico e próximo à costa leste do Nordeste.
Assim com o Cavado de Altos Níveis (CAN) observado no último fim de semana, áreas de nebulosidade e, consequentemente, chuvas são proporcionadas na área da borda deste sistema. Ambos os sistemas são típicos da Pré-Estação, que vai até o fim de janeiro no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário