quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

PRÉ-ESTAÇÃO - A um dia da quadra chuvosa, açude Germinal começa a sangrar em Palmácia

Açude foi o terceiro a sangrar no ano passado

A um dia do início oficial da quadra chuvosa, o açude Germinal, localizado no município de Palmácia, na região da Serra de Baturité, começou a sangrar. A informação é de relatório divulgado diariamente pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O documento mostra ainda que os reservatórios do Jenipapo e do Cocó também estão com o volume acima de 90%.
Tradicionalmente, o açude é um dos primeiros a atingir a cota máxima no Estado logo no início do ano, quando há maior registro histórico de chuva no Ceará. No ano passado, por exemplo, o reservatório foi o terceiro a sangrar, em 24 de fevereiro. Abastecido pela barragem do rio Pacoti, o açude foi construído pelo Governo do Estado com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, em 2017, sangrou em maio, pouco antes de ser inaugurado.

Prognóstico - Neste ano, o Ceará deve ter chuvas em torno da média em 2019, de acordo com prognóstico apresentado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado no último dia 19 de janeiro. A previsão é para o período de fevereiro a abril, os três principais meses da quadra chuvosa, que abrange também maio. Segundo a Funceme, o Ceará tem 30% de probabilidade de chuvas acima da média, 40% de chuva em torno da média e 30% de chuvas abaixo da média.
O indicativo, conforme o prognóstico, é de redução das chuvas ao longo dos meses de quadra chuvosa. Além disso, a previsão é de chuvas acima do normal no Norte do estado e abaixo do normal no sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário