sábado, 2 de fevereiro de 2019

Estação Chuvosa começa com precipitações em mais de 90 municípios do Ceará

Estação Chuvosa do Ceará de 2019 começou com precipitações em todas as macrorregiões do Estado. Balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indica registros em, pelo menos, 93 municípios.
Os maiores acumulados do intervalo entre sexta-feira e sábado, aconteceram em Croatá (89 mm) e Paracuru (71 mm). Já em Fortaleza, a maior chuva foi registrada no posto localizado no bairro Pici, com 54,4 milímetros.
De acordo com a Funceme, as chuvas foram provocadas, principalmente, pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

Previsão  - Para este sábado (2), espera-se acumulados menores. Já no domingo (3), a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva em todas as regiões.

Prognóstico - Para o primeiro trimestre da quadra chuvosa, a Funceme indica 40% de probabilidade de chuvas em torno da média, 30% para acima e 30% para abaixo da média. De forma geral, espera que as regiões litorâneas sejam mais beneficiadas em relação ao sul do Estado.

Pré-Estação - Com o fim de janeiro, encerra-se o período chamado e Pré-Estação, que teve início em dezembro. Neste período, as chuvas ficaram 55,4% acima da média, com observado de 202,5 milímetros. O normal para o bimestre é de 130,3 mm.
As macrorregiões com maiores desvios positivos durante o período de dois meses foram os litorais do Pecém e de Fortaleza com, respectivamente, 115,5% e 98,3%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário