terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

QUADRA CHUVOSA - A nove dias do fim de fevereiro, chuvas se aproximam da média

Resultado de imagem para quadra chuvosa no ceará
Entre segunda e esta terça-feira, 19, choveu em 101 municípios cearenses

Ainda faltam nove dias para fevereiro se encerrar. A expectativa do meteorologista Raul Fritz é de que, até lá, o volume de chuva registrado no Estado atinja a média histórica do mês: 118,6 milímetros. A possibilidade torna-se mais viável frente às precipitações já contabilizadas. Os dados parciais, até esta terça-feira, 19, apontam uma média de 110,9 milímetros de águas pluviais em todo o território cearense.
Por outro lado, assim como previsto no primeiro prognóstico apresentado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Região do Cariri registra as menores precipitações desde o início do mês. O acumulado é o menor entre todas as regiões do Estado. De acordo com Fritz, a extensão Sul do Estado está mais longe da média que as outras regiões.
Quanto ao El Niño, fenômeno que influencia na quantidade de chuvas no Ceará, a incidência ainda é fraca. “Ele pode chegar a um nível moderado. A tendência maior é que seja um fenômeno fraco. Mas, mesmo assim, pode interferir nas nossas chuvas. Ele tem uma possibilidade de interferir no final da quadra, entre os meses de abril e maio”.

Balanço diário - Entre segunda-feira e esta terça-feira as regiões do Litoral Norte e Sertão Central concentram as maiores precipitações no Ceará. De acordo com a Funceme, choveu em 101 municípios no período. O maior volume foi registrado em Amontada, com 90 milímetros (mm).
O município de Campos Sales, no Sertão Central, teve a segunda maior incidência de chuva. No total, 70,6 mm caiu na região. Este é o maior volume de água contado este mês na localidade. Já em Deputado Irapuan Pínheiro choveu 60 mm.
Quarta maior precipitação registrada nas últimas horas, Jijoca de Jericoacoara somou 52mm. O volume foi suficiente para causar transtornos em quem tenta trafegar por vias que dão acesso à cidade turística. Os transtornos já presentes são acentuados com a quadra chuvosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário