domingo, 28 de abril de 2019

Jovem natural de Iguatu com Síndrome de Down é aprovada na Uece

No último vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a jovem Moliny Késsya Freitas de Abreu, de 18 anos, alcançou uma nova conquista ao ser aprovada para cursar pedagogia no Campus da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli). Ela é a primeira estudante com Síndrome de Down a ingressar neste campus.
Natural do município de Iguatu, Moliny é filha de professora e tem duas irmãs que também lecionam. A jovem ingressou ainda cedo na escola da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a partir de onde começou sua trajetória.
Após concluir o ensino fundamental, ela foi matriculada no Liceu de Iguatu para cursar o ensino médio. Em três anos, Moliny se destacou e surpreendeu o corpo docente da escola.
A mãe de Moliny, Josefa Valdecir Abreu de Freitas, lembra que a gravidez se deu quando já estava com idade avançada. “quando tivemos a notícia, é natural que ocorresse uma preocupação extra. Afinal, há quase dois séculos, criar uma filha com Down possuía muitos desafios”, relembra Josefa. O sentimento de “medo”, segundo o pai Milton de Freitas, logo foi substituído pelo carinho. “Ela é muito mais que uma filha, é um cristal”, afirma emocionado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário