quinta-feira, 23 de maio de 2019

A nove dias do fim da quadra chuvosa, açudes do Ceará têm 21,2% da capacidade preenchida

Açude Batente, em Ocara
A capacidade hídrica do Ceará já atingiu 21,2% do volume total durante a quadra chuvosa de 2019, que termina oficialmente no próximo dia 31. Em comparação com o fim da quadra do ano passado, quando o Estado acumulava 17% da capacidade dos açudes preenchida, a recarga dos reservatórios neste ano é, até agora, quatro pontos percentuais maior.
Essa é a maior capacidade registrada desde 2015. No entanto, os dados consolidados sobre a situação atual do abastecimento do Ceará ainda não foram gerados. O balanço dos meses chuvosos (fevereiro, março, abril e maio) será divulgado apenas no começo de junho pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).
Maior reservatório do Estado, o Castanhão chega a estes últimos dias de quadra chuvosa com menos de 6% da capacidade preenchida (373,67 hm³). Em 2018, o açude conseguiu ficar 8,52% cheio no fim de maio. Mesmo com o aporte recebido no mês de abril, que fez com que o volume saísse dos 3,5%, o Castanhão ainda não superou o registrado há um ano. A bacia hidrológica onde está localizado, o Médio Jaguaribe, também teve menos recarga nesta quadra.
Já o açude Araras está com 64,76% da capacidade preenchida. Ele é o quarto maior reservatório do Estado, faz parte da bacia do Acaraú e recebeu o maior aporte do ano. Ao fim do período chuvoso do ano passado, Araras tinha apenas metade do volume registrado até esta quarta-feira, 22, segundo dados da resenha diária publicada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Outro grande reservatório cearense que está com maior volume em 2019 é o Banabuiú, com 8,2% neste ano contra 7% do final de maio de 2018.
O aporte registrado durante esta quadra chuvosa, de 2,67 bilhões de m³, já é o maior desde 2011. Pelo menos 33 açudes sangraram neste ano e, atualmente, 42 reservatórios estão com volume acima de 90%.
No entanto, dos 155 açudes monitorados pela Cogerh, 72 estão com volume abaixo de 30%. Com as chuvas dos últimos dias, 56 açudes registraram aporte, incluindo Castanhão, Banabuiú e Orós.
As precipitações devem diminuir e a previsão para os próximos dias é de poucos eventos de chuva, assim como registrado nesta quinta-feira, 23.

Nenhum comentário:

Postar um comentário