quarta-feira, 15 de maio de 2019

Família de um dos desaparecidos após avião que saiu de RO sumir pede quebra de sigilo telefônico

Aeronave sumiu no dia 28 de abril, segundo a família de um dos desaparecidos.  — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Aeronave sumiu no dia 28 de abril

A família de Joerli Silvares Teixeira, de 34 anos, um dos ocupantes do avião que desapareceu após sair de Espigão D'Oeste (RO) com destino a Fortaleza (CE), entrou na Justiça com uma medida cautelar de urgência para tentar uma quebra de sigilo telefônico.
O último contato feito por Joerli com os parentes foi no dia 28 de abril pelo celular, data do desaparecimento. O piloto do avião, identificado apenas como Júnior, também continua desaparecido. O pedido é analisado.
O objetivo é conseguir com que a operadora de telefonia forneça dados que possam auxiliar nas buscas pela aeronave, Joerli e o piloto Júnior. Equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) seguem com os trabalhos de busca, que chegou ao quarto dia nesta terça-feira (14).

Joerli Silvares Teixeira, de 34 anos, fez o último contato com a família no dia 28 de abril.  — Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Joerli Silvares Teixeira, de 34 anos, fez o último contato com a família no dia 28 de abril

A família informou que entrou com o pedido assim que se deu conta do sumiço. Com a possível quebra de sigilo, a esperança dos parentes é conseguir rastrear o local onde o avião de pequeno porte possa estar através da detecção do último sinal do telefone.
A medida cautelar de urgência foi protocolada na Vara Cível de Cacoal (RO), e está sendo analisada.

Buscas - Até o momento, a Força Aérea Brasileira não conseguiu detectar qualquer sinal do avião, nem mesmo dos desaparecidos.
A Salvaero Amazônico, unidade da FAB responsável pelas buscas na Região Norte, disse estar usando uma aeronave que tem eletro-óptico de busca por imagem e por aspectro infra-vermelho.
Tais recursos permitem, por exemplo, que um avião seja encontrado mesmo que encoberto pela vegetação. Ou até mesmo uma pessoa no mar.

Aeronave que tem eletro-óptico de busca por imagem é usado pela FAB nas buscas.  — Foto: Cb Feitosa/Força Aérea Brasileira
Aeronave que tem eletro-óptico de busca por imagem é usado pela FAB nas buscas

Desaparecimento - O trabalho de busca começou no último sábado (11). Joerli é de Cacoal, mas mora em Espigão D'Oeste. Já Júnior reside em Fortaleza (CE). O paradeiro de ambos é incerto desde o fim do mês passado.
Joerli e Júnior sumiram após saírem de Espigão com destino Fortaleza. A previsão era primeiro de abastecer a aeronave na cidade de Redenção, no Pará.
Ao notarem a falta de contato de Joerli, os parentes resolveram dar início às buscas por conta própria. Alugaram um avião e sobrevoaram a região de Peixoto de Azevedo, localizado no Mato Grosso (MT), local onde a família diz ter sido o último sinal emitido pelos dois.
Por isso, o boletim de ocorrência de desaparecimento foi registrado na Polícia Civil do estado vizinho. A FAB informou, por meio de nota, que foi notificada do caso no dia 7 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário