quarta-feira, 29 de maio de 2019

LIBERDADE - Colombiano preso sob suspeita de roubar malote bancário é liberado na delegacia

O delegado de plantão alegou não ter "vislumbrado elementos" para o flagrante

José Dorian Vanegas Benjumea foi liberado

Já está novamente em liberdade o colombiano preso na noite da última segunda-feira (27) sob  suspeita de ter comandado o assalto do estilo “chegadinha bancária”, na porta de um banco no bairro Água Fria, que deixou um agente penitenciário gravemente ferido a tiro. Na ocasião, uma dupla armada roubou o malote de um empresário contendo cerca de R$ 80 mil em espécie.
O colombiano Jose Dorian Vanegas Benjumea, 39 anos, foi detido por policiais militares em sua casa, no bairro Jardim Iracema, na zona Oeste de Fortaleza, e conduzido ao plantão do 13º DP (Cidade dos Funcionários), depois de ser reconhecido como um dos assaltantes que roubaram o malote bancário e o comparsa baleado o agente penitenciário Eudes de Lima Santos Araújo, que estava de folga e fazia a segurança (escolta) do empresário.
Na delegacia, o colombiano – suspeito também de comandar uma organização criminosa envolvida em agiotagem no Ceará – foi liberado.  O delegado de plantão no distrito policial, Joanilson Nogueira Queiroz de Albuquerque, informou “não ter vislumbrado elementos para a lavratura do flagrante”, conforme está registrado no Boletim de Ocorrência (B.O.).
De acordo com a Polícia Militar, mesmo negando ter participado do assalto, apesar de reconhecido através das imagens gravadas pelas câmeras da parte externa da agência do banco Santander, José Dorian Vanegas Benjumea  acabou por dar uma pista que reforçou a suspeita de sua participação no crime.

Reconhecido - Após o roubo do malote, e os tiros disparados contra o agente penitenciário, a dupla fugiu do banco numa motocicleta modelo Bros, de cor preta, deixando para trás uma caminhoneta importada, cor prata. A fuga foi também filmada. Na delegacia, a PM informou que em nome do estrangeiro está registrada no Detran-CE  uma motocicleta com as mesmas características e que não foi encontrada na residência do suspeito, localizada no Jardim Iracema.
No depoimento na delegacia, policiais militares que efetuaram a prisão do colombiano informaram que receberam de populares a denúncia de que um dos suspeitos do assalto, teria sido visto  e reconhecido na Rua Eretides Alencar, casa número 619, que é o endereço do estrangeiro.
Sem flagrante, o colombiano saiu da delegacia pela porta da frente e permanece em liberdade. Já o agente penitenciário baleado durante o assalto permanece em estado grave no Instituto Doutor José Frota (IJF-Centro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário