sexta-feira, 17 de maio de 2019

Monsenhor Afonso Queiroga recebe título de ‘Amigo dos Ciganos’

O monsenhor Afonso Queiroga recebeu o diploma ‘Amigo dos Ciganos’ da Associação de Preservação da Cultura Cigana do Ceará. O sacerdote integra o quadro da Diocese de Iguatu e tem um trabalho de apoio aos povos ciganos, em defesa de sua cultura, memória e contra preconceitos e discriminação social que a comunidade enfrenta. “Fiquei muito feliz com a comenda de reconhecimento ao nosso trabalho”, disse o religioso.
Há comunidades ciganas no Ceará em 56 municípios e o governo do Estado começou a fazer um mapeamento desses núcleos, cuja maior fica localizada na zona rural.
Os ciganos da região Centro-Sul do Estado contam com o apoio irrestrito do padre Afonso Queiroga, um defensor desta minoria étnica e que representa no Ceará a Pastoral dos Povos Nômades – que inclui ciganos, circenses e parquistas.
Ex-vigário geral da Diocese de Iguatu e ex-reitor do Seminário Diocesano de Iguatu, o padre despertou o interesse para a cultura cigana na infância.
“Era menino no Interior, em Mombaça, e ficava fascinado vendo eles passarem em grupos. Aquela imagem ficou em mim. Já como padre, assumi a Paróquia de Catarina. Foi nessa cidade que conheci alguns ciganos e procurei me inteirar da maneira como eles viviam”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário