quinta-feira, 2 de maio de 2019

Prédios históricos de Icó passam por obras de restauração

Resultado de imagem para Prédios históricos de Icó passam por obras de restauração
Foi iniciada, neste mês, a restauração do Teatro da Ribeira dos Icós

Três imóveis públicos que integram o sítio histórico da cidade de Icó, na região Centro-Sul do Ceará, têm aprovado projetos de restauração, que são importantes para a manutenção dos equipamentos. Em um deles, a obra já foi concluída: o Sobrado do Canela Preta. Já na antiga Casa de Câmara e Cadeia os serviços seguem avançados e no Teatro da Ribeira dos Icós o restauro começou recentemente.
O sítio histórico de Icó foi o primeiro no Ceará a ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1997, e foi o único beneficiado com o Programa Monumenta, do Ministério da Cultura. A ação investiu recursos na restauração de importantes prédios públicos e igrejas, em 2000. Icó reúne, hoje, mais de 300 imóveis que formam o casario em estilo neoclássico, gótico e barroco religioso.

Restauro - A antiga Casa de Câmara e Cadeia, passa por serviço de restauro. A obra começou em dezembro do ano passado e inclui melhoria de reboco, aberturas, separação de auditório da Capela de São Domingos e instalação de um elevador. Para evitar infiltrações, foi colocada ainda uma manta sobre o telhado.
Os recursos são do Ministério das Cidades e foram liberados pela Caixa Econômica Federal. A obra deve ser concluída até a primeira quinzena de maio.
O Sobrado do Canela Preta, por sua vez, já foi reformado. O imóvel abriga a Escola de Artes e Música de Icó em seu piso superior e no térreo a lojinha de artesanato. Após restauro, o imóvel foi reaberto na semana passada.
Os recursos para as obras de restauro do Sobrado do Canela Preta e do Teatro de Icó são oriundos do Fundo de Preservação do Patrimônio Histórico de Icó (Funpatri).

Concentração - Todos os equipamentos que passam por restauro estão no Largo do Théberge, no centro histórico de Icó. O Teatro da Ribeira dos Icós foi construído em 1860. É um dos mais antigos do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário