quarta-feira, 5 de junho de 2019

Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais assassinatos de mulheres

Mais de 2 mil mulheres foram assassinadas no estado em 11 anos

Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais assassinatos de mulheres — Foto: Divulgação
Ceará é o 2º estado do Nordeste com mais assassinatos de mulheres

Mais de 2 mil mulheres foram mortas no Ceará entre 2007 e 2017, de acordo com dados evidenciados pelo Atlas da Violência 2019, publicação lançada nesta quarta-feira (5). Os números colocam o território cearense na segunda posição de estados nordestinos que mais matam pessoas do gênero feminino. Foram 2.371 homicídios contra mulheres em 11 anos. Apenas a Bahia, com 4.351 mortes, supera o Ceará.
O levantamento é uma produção do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Vulnerabilidade - A pesquisa evidencia ainda, que a cada 10 mulheres mortas no Ceará, no intervalo de tempo analisado, seis eram negras, totalizando 1.463 mulheres negras mortas no Estado em 11 anos.
No Brasil, o Atlas da Violência contabiliza 9.607 mulheres foram assassinadas no período analisado. O levantamento tem como base os dados de 2017 do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS) e aponta o perfil dos homicídios no Brasil e traz um panorama da violência no território nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário