sexta-feira, 28 de junho de 2019

Iguatu - Operários trabalham na redução do obelisco a Senhora Sant’Ana por decisão do Iphan

Operários trabalham há uma semana demolindo a colunata que foi construída em abril passado para fixação de imagem da padroeira de Iguatu, ao lado da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana.
A obra é uma iniciativa da paróquia e tem por objetivo marcar as comemorações dos 300 anos da chegada da imagem da santa à cidade de Iguatu. A iniciativa é do padre Carlos Roberto Alencar, pároco.
Recentemente, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) embargou a obra, pois o projeto arquitetônico foi executado sem aprovação prévia do Instituto.
O obelisco teria oito metros de altura e a imagem da santa, três metros. Ficaria mais alto do que a torre sineira, observou o Iphan, que determinou ajustes no projeto.
Agora, a colunata terá dois metros de altura e a imagem foi reduzida para 1,70m. O Iphan também não aceitou revestimento de porcelanato ou granito. Terá que ter reboco simples e pintura.
O padre Carlos Roberto Alencar alegou que a praça não é tombada e que era preciso manter a obra para que a geração futura conhecesse o marco histórico dos 300 anos da chegada da imagem da santa.
Independente da decisão do Iphan, alguns moradores reclamavam da altura da colunata, que ficaria ruim para bater foto, pois a imagem da santa ficaria bem elevada.

IPHAN ESCLARECE  - Por meio de nota, a assessoria de Imprensa do Iphan esclareceu o seguinte

“A intervenção em questão trata-se da instalação de um obelisco no entorno da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, bem tombado na cidade de Iguatu.
A obra teve sua retomada autorizada pelo Iphan em maio de 2019, após a aprovação, mediante a realização de ajustes, do projeto arquitetônico apresentado pela paróquia à autarquia.
A intervenção havia sido embargada pelo Instituto em abril de 2019, pois o monumento teve sua construção iniciada sem a autorização prévia do Iphan, o que é obrigatório por lei já que se trata de área de entorno – área de proteção localizada na vizinhança dos imóveis tombados delimitada para preservar a ambiência do bem.
O Iphan promoverá ainda uma inspeção técnica para verificar se o projeto foi executado conforme aprovado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário