domingo, 25 de agosto de 2019

Incêndio destrói mata nativa em serra de Quixadá, no interior do Ceará

Bombeiros trabalharam durante horas no local e só conseguiram conter as chamas na manhã deste domingo

Incêndio atingiu área em serra na zona rural de Quixadá, interior do Ceará — Foto: Alex Pimentel/SVM
Incêndio atingiu área em serra na zona rural de Quixadá

Uma área superior a 50 hectares foi consumida por um incêndio iniciado na noite do último sábado (24) na zona rural de Quixadá, no Sertão Central do Ceará. De acordo com moradores da comunidade Serrote da Aroeira, no distrito de Alto da Balança, o fogo começou por volta das 20 horas.
O Corpo de Bombeiros de Quixadá foi acionado para debelar o fogo. No entanto, diante dos ventos, as chamas se alastraram rapidamente pela mata nativa, impossibilitando o controle das chamas ainda durante a noite.

Fogo de bombeiros trabalhou durante a noite para conter fogo. — Foto: Alex Pimentel/SVM 
Fogo de bombeiros trabalhou durante a noite para conter fogo

O Corpo de Bombeiros informou que a área atingida pelo fogo é de acesso difícil tanto para veículos quanto para homens a pé. O incêndio só foi controlado no início da manhã deste domingo (25). Ninguém ficou ferido.

Alto risco - A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou um estudo apontando quais municípios cearenses estão sob algo risco de incêndios florestais. Dentre os 20 em destaque, está Quixeramobim, cidade que faz divisa à área consumida pelo fogo na madrugada deste domingo (25).
O quadro mais grave é no Sertão dos Inhamuns, seguido do Médio Jaguaribe e Sertão Central - onde está situado Iguatu. Também há áreas nessa situação no extremo do Cariri e região Norte do Estado. Somadas, as regiões apontadas sob esse perigo representam 10% de todo o território cearense.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o período entre setembro e outubro registra os picos mais elevados de focos de queimadas no Estado. Em 2019, já foram registrados 260 no Ceará - o número não inclui os incêndios em vegetações registrados, como por exemplo, este do Serrote da Aroeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário