quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Adutora de Pereiro começa a funcionar em fase de teste

Cidade de Pereiro
A Adutora de Montagem Rápida para o abastecimento da cidade de Pereiro, no Vale do Jaguaribe, começou a operar em fase de teste. A captação é feita na localidade de Mapuá, no leito do Rio Jaguaribe, no município de Jaguaribe, segue por uma extensão de 38 km até a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), na cidade.
Os operários da empresa contratada pelo Dnocs fazem correções e ajustes há duas semanas. A obra deve ser entregue até o fim deste mês.
Há mais de cinco anos que os moradores da cidade de Pereiro enfrentam enorme crise de desabastecimento, após o açude Adauto Bezerra secar.
A obra deveria ser concluída em junho de 2017, mas houve paralisação dos serviços e necessidade de contratação de uma nova empresa.
Alguns moradores nem acreditavam mais na conclusão da adutora.
A obra traz um enorme alívio para os moradores. Está em fase de teste, de ajustes, mas a água já chega a 70% da cidade.
A Cagece aguarda a finalização do período de teste para recebimento do equipamento, previsto para o final deste mês. A obra, executada pelo Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS), conta com o assentamento de uma adutora de 38 km e cinco estações elevatórias. O acesso à cidade de Pereiro em alguns pontos é ingrime, com subida de mais de 500 metros, ao longo do percurso.
A adutora quando estiver em operação vai proporcionar uma oferta de água de 58 m³/h, beneficiando cerca de 15 mil pessoas no município de Pereiro.

 
Uma das cinco estações elevatórias

 
Operários trabalharam na montagem da adutora de Pereiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário