sexta-feira, 11 de outubro de 2019

BRASILEIRÃO - Leão e Vovô precisam de campanhas diferentes para a permanência na Série A

Resultado de imagem para ceara e fortaleza
Antes do início da Série A do Campeonato Brasileiro, os objetivos de Fortaleza e Ceará estavam definidos de forma clara e objetiva: evitar o rebaixamento. Alguns mais críticos podem considerar a meta modesta, ou menos ambiciosa do que a de outros clubes, mas a verdade é que, ficar na Série A é essencial para os dois clubes cearenses e o objetivo é considerado difícil até para gigantes do futebol brasileiro.
Restando 14 rodadas para o fim da Série A, Leão e Vovô chegam à próxima etapa da competição em situações distintas, por isso precisam de campanhas diferentes para permanecerem na elite. Desde que a Série A passou a ser disputada por pontos corridos com 20 participantes, a média histórica para a permanência é de 43 pontos, assim, a pontuação será a base do cálculo para os dois rivais.
Em 2019, pelo aproveitamento do 16º colocado, o CSA, primeiro time fora da zona de rebaixamento, que hoje é de 34,7%, a pontuação necessária para a permanência seria de 39 pontos. Mas, a sequência da Série A pode mudar este número caso o aproveitamento dos times da parte debaixo da tabela aumentem seu aproveitamento.
Melhor colocado, hoje em 13º, com 28 pontos, o Tricolor de Aço precisará de 15 pontos dos 42 possíveis, o que indica 35,7% de aproveitamento. Para simplificar, o Leão precisaria ganhar mais 5 jogos dos 14. Ou seja, o clube ficaria na elite até reduzindo seu aproveitamento, que hoje é de 39,1% dos pontos. É próximo do aproveitamento que tem hoje o Fluminense, 15º colocado e abaixo do Leão na tabela. O Fortaleza fará sete jogos em casa (Flamengo, Grêmio, Atlético Mineiro, Ceará, CSA, Santos e Bahia), e sete fora (Vasco, Cruzeiro, Avaí, Corinthians, Internacional, Goiás e Fluminense).
Já o Ceará, em 17º, com 23 pontos, precisará de um aproveitamento maior do que os 31,9% atuais. Em crise técnica após 10 jogos sem vencer e pela 1ª vez na zona de rebaixamento, o Vovô necessita somar 20 pontos dos 42 possíveis, o que aponta 47,6%. Ou seja, o Alvinegro terá que somar praticamente 50% dos pontos, próximo do aproveitamento do Goiás, 10º colocado e 10 pontos à frente do Vovô na tabela. Para simplificar, o Vozão ainda precisa vencer 6 jogos e empatar dois. O Ceará terá sete jogos em casa (Avaí, Vasco, Fluminense, Internacional, São Paulo, Athletico/PR e Corinthians) e sete partidas fora (Santos, Bahia, Palmeiras, Fortaleza, Chapecoense, Flamengo e Botafogo).
As campanhas distintas se refletem nos números para a permanência na Série A. Segundo o Chance de Gol, o Fortaleza tem apenas 6,3% de possibilidades de ser rebaixado, enquanto o Ceará tem 35,3 %. Os outros ameaçados são Goiás (1%), Botafogo (2%), Vasco (4,6%), Fluminense (15%), Cruzeiro (69%), CSA (69,4%), Avaí (97,9%) e Chapecoense (98,8%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário