sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Coren repudia música sertaneja que cita enfermeira em 'contexto de traição e bebedeira'

Canção foi gravada por Gil Mendes com a sertaneja Naiara Azevedo - Compositor da música 'Boqueira' pediu desculpas

Cantoras Gil Mendes e Naiara Azevedo gravaram clipe de 'Boqueira' em Fortaleza — Foto: Camila Lima/SVM
Cantoras Gil Mendes e Naiara Azevedo gravaram clipe de 'Boqueira' em Fortaleza

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) divulgou nota de repúdio contra a canção "Boqueira", composta por Diego Silva e cantada por Gil Mendes em parceria com a sertaneja Naiara Azevedo. A música faz parte de um DVD gravado em Fortaleza em setembro. Um trecho da canção diz "o meu desejo é que ele pegue uma boqueira/e que a rapariga não seja enfermeira".
Para o Coren, a letra associa profissionais da enfermagem a um "contexto de traição e bebedeira". "Além de prestar um desserviço à qualidade musical brasileira, a composição perde uma grande oportunidade de enaltecer o trabalho de homens e mulheres que, diariamente, dispensam cuidados fundamentais à cura de milhares de pacientes em todo o país", afirma o conselho na nota de repúdio.
Nas redes sociais, a cantora Gil Mendes defendeu a composição. "Estou aqui tentando entender tudo o que está acontecendo, vendo os comentários, vendo a revolta, vendo até onde as pessoas vão com essa história de você chegar numa rede social e julgar, denegrir. Ouçam a canção, entendam a canção, eu falo exatamente o contrário do que vocês estão dizendo", disse a artista.
 Cantora Gil Mendes usou as redes sociais para defender a música Boqueira — Foto: Reprodução
Cantora Gil Mendes usou as redes sociais para defender a música Boqueira

'Quero me desculpar' - Já o autor da letra, Diego Silva, conhecido como Dyeguinho, pediu desculpas aos profissionais de enfermagem.
"Quero pedir desculpas a todos os profissionais da saúde. Em nenhum momento pensei em ofender ou gerar imagem negativa de ninguém. A música é um diálogo de rotina de amigas, em que uma conta para a outra que não deseja que a amante do namorado seja a enfermeira. Que a pessoa que traiu não receba os cuidados de uma boa profissional da área. Quero me desculpar mais uma vez com todos."
Diego Silva afirma que a ideia da letra de "Boqueira" surgiu de forma espontânea no apartamento onde mora, em Fortaleza. "Estava na varanda escrevendo. Do nada, veio a palavra e resolvi fazer a música. Criei o diálogo fictício de duas amigas", explica.

VEJA O VÍDEO DA MÚSICA


Nota de repúdio do Coren

O Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE) vem através desta nota lamentar, profundamente, a composição “Boqueira”.
A música cita a palavra “enfermeira” em um contexto de traições e bebedeira, situações que não condizem com o exercício profissional da Enfermagem, que hoje é a maior categoria da Saúde, seja em instituições filantrópicas, públicas ou privadas.
Além de prestar um desserviço à qualidade musical brasileira, a composição perde uma grande oportunidade de enaltecer o trabalho de homens e mulheres que, diariamente, dispensam cuidados fundamentais à cura de milhares de pacientes em todo o País. Essas são as enfermeiras e os enfermeiros.
Aos artistas, autores e produtores brasileiros, que pintam a cena cultural em nosso País, fica o nosso apelo: respeitem a Enfermagem.

Coren-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário