quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Justiça manda prender servidores suspeitos de fazer 'rachadinha' com salários de professores em Crateús

Três servidores municipais tiveram a prisão preventiva decretada durante a "Operação Rachadinha" do Ministério Público do Ceará, nesta última terça-feira (19). Os investigados são suspeitos de embolsar parte dos salários dos professores de Crateús, no interior do estado.
Foram cumpridos também dois mandados de busca e apreensão na Secretaria de Educação de Crateús e nas residências de dois diretores de escolas municipais. O Ministério Público calcula um prejuízo de R$ 225 mil.

Como funcionava o esquema - A operação investiga a prática de crimes de concussão, corrupção passiva, inserção de dados falsos em sistema de informação da administração pública e associação criminosa.
De acordo com a investigação do Ministério Público, duas servidoras estavam envolvidas em esquema criminoso no qual professores temporários contratados pelo município eram obrigados a repassar parte dos salários ou então teriam os contratos rescindidos pela prefeitura.
Outro servidor era responsável por alterar as folhas de frequência no sistema informatizado da prefeitura, modificando a carga horária, aumentando horas-aula, com o objetivo de gerar créditos aos contratados, que posteriormente deveriam devolver esses valores aos investigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário