quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Sertão registra altas temperaturas e população reclama do intenso calor

Nessa época do ano, os médicos recomendam a ingestão de muita água ao longo do dia

Moradoras usam guarda-chuva para se proteger do sol intenso

O sol no sertão está de queimar a cabeça e derreter o solado do sapato. Nessa época do ano, os moradores reclamam da intensa onda de calor que atinge os centros urbanos que forma ‘ilha de calor’ e até nas áreas rurais.
Os institutos de análise de tempo e clima observam que nessa época do ano é esperado um aumento na temperatura no Semiárido Nordestino em decorrência da incidência dos raios solares – passagem do Sol para o Hemisfério Sul, onde em dezembro começa o verão geográfico.
Neste ano, entretanto, as temperaturas máximas e mínimas estão mais elevadas entre um e dois graus Celsius. O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, atribui o fato ao ciclo de chuvas abaixo da média que atinge a região Centro-Sul Cearense, parte do Vale do Jaguaribe e do Sul do Estado (Cariri) desde 2012.
O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Flaviano Fernandes, também observou que quando há chuva a temperatura média tende a ser mais baixa.
No Ceará, há 25 estações meteorológicas do Inmet e Funceme, que fazem registros de temperatura, velocidade do vento, insolação, umidade do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário