quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Chove em mais de 40 cidades do Ceará nesta quinta-feira

A Funceme registrou precipitações em pelo menos 41 municípios

A maior precipitação computada pelo órgão foi em Pedra Branca com 57 milímetros. Além de Fortaleza, maior registro ocorreu na cidade de Russas (Vale do Jaguaribe) com 30 milímetros e Aquiraz na Região Metropolitana com 27 milímetros. Em seguida em Barro, na Região Centro-Sul, com 25 milímetros, Pindoretama (Grande Fortaleza), com 24 milímetros e Redenção (23,4 milímetros).
A Funceme afirmou que, como previsto anteriormente, o Estado segue com áreas de instabilidade associadas à expressiva umidade relativa do ar e também à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos (Níveis), que encontra-se centrado sobre a Bahia. De acordo com os meteorologistas do órgão, como a borda norte deste sistema meteorológico está passando pelo Ceará, o cenário acaba sendo favorável a precipitações.

Previsão - A previsão da Funceme para esta quinta-feira é de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.
Para sexta-feira (3), de predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité e no Sul. E para sábado (4), nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Sul.

Açudes em situação crítica - Apesar dos números apresentados pelo mapa mais recente de acompanhamento regular e periódico da situação da seca no Nordeste e em Minas Gerais, dos 155 açudes do Ceará monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 91 estão com volume abaixo dos 30%.
O Castanhão, principal reservatório do Estado, está com apenas 2,81% da sua capacidade total. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 5,23% do volume máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário