domingo, 16 de fevereiro de 2020

Ex-gerente do BNB é condenado a 25 anos de prisão em regime fechado por fraude milionária

Outra dez pessoas também foram sentenciadas por envolvimento no esquema

O ex-gerente do Banco do Nordeste (BNB), foi condenado a 25 anos de prisão em regime fechado por comandar esquema milionário de desvio de recursos da instituição. Além de Ricardo, outras dez pessoas também foram sentenciadas por envolvimento no esquema que deixou rombo superior a R$ 15 milhões.
De acordo com a decisão judicial, divulgada no último dia 11, Ricardo de Menezes era o responsável por inserir informações falsas na avaliação de risco, como mascarar a caracterização de empresas de fachada; elaborar e convalidar propostas irregulares; acolher notas fiscais falsas ignorando as normas regulamentares da segurança do banco; e frustrar as expectativas do banco na recuperação de valores.

 
Ricardo de Menezes Maia

A denúncia foi apresentada em 2002 pelo Ministério Público Federal, e apontou irregularidades no BNB da cidade de Maracanaú que violaram as normas de concessão de crédito com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em nota divulgada à imprensa, o BNB afirmou ter instaurado processos administrativos logo após o indício de irregularidades. “Os processos resultaram em sanções a quadros internos, incluindo demissão de funcionários. A decisão do último dia 11 diz respeito ao processo judicial que se seguiu às auditorias internas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário