domingo, 16 de fevereiro de 2020

Jovem de 21 anos é morto a tiros durante abordagem de PMs em Fortaleza - Família pede Justiça

Esta seria a nona morte em decorrência de intervenções policiais no Ceará, em 2020

Jardeson Rodrigues Martins foi morto durante abordagem de policiais militares da Força Tática, em Fortaleza. — Foto: Arquivo pessoal

Jardeson Rodrigues Martins foi morto durante abordagem de policiais militares da Força Tática, em Fortaleza

Um jovem de 21 anos identificado como Jardeson Rodrigues Martins foi morto durante abordagem de policiais militares da Força Tática. O fato aconteceu na madrugada da última quinta-feira (13), no Bairro Padre Andrade, em Fortaleza. Esta seria a nona morte em decorrência de intervenções policiais no Ceará, em 2020.
De acordo com Gilson Martins dos Santos, pai da vítima, o jovem estava na calçada junto à família instantes antes do ocorrido. O pai decidiu entrar em casa e Jardeson avisou que iria até a esquina comprar um lanche. Foi quando uma viatura da Força Tática da PMCE surgiu.
"Um policial já desceu do carro atirando. Meu filho saiu correndo e conseguiu ir para outra rua. Ficou abaixado, escondido. Quando pensou que a Polícia já tinha passado, se levantou. Foi quando um policial atirou na nuca dele. Me contaram que quando viram que tinham matado, trocaram de viatura e ainda levaram meu filho para a UPA do Pirambu. Só para dizer que tinham socorrido, mas ele já estava morto".
A versão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) é diferente da de Gilson. Conforme a PMCE, a Corporação foi acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) para atender uma ocorrência acerca de pessoas armadas nas redondezas da Areninha da Lagoa do Urubu. Ao avistar a viatura, Jardeson, com antecedentes criminais por roubo e desacato, teria corrido com a mão na cintura e demonstrando atitude suspeita.
Por nota, a Polícia afirma que houve tentativa de abordagem contra o jovem, mas ele teria se evadido e, mais à frente, efetuado disparos de arma de fogo em direção aos policiais, que revidaram a agressão. Conforme a PMCE, o suspeito foi socorrido até a UPA e a arma apreendida com ele foi apresentada ao 7º Distrito Policial, onde o caso é investigado. A Corporação destacou que qualquer detalhe envolvendo o caso, como uma possível troca de viaturas, ficará a cargo dos investigadores.

Justiça - Gilson afirma que o filho não tinha problemas com a Polícia: "A única vez que ele foi para a delegacia foi porque estava com o som alto, em uma festa do meu sobrinho. Não chegou a responder por nada. A Polícia monta a história do jeito que ela quer. Meu filho era um cidadão, trabalhava com carteira assinada. Não vou deixar isso impune. Vou falar até o resto da minha vida. Foram covardes, meu filho estava de costas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário