sábado, 8 de fevereiro de 2020

Funceme - Chuvas perdem intensidade no Ceará e atingem 40 municípios

Choveu em apenas 40 municípios entre sexta-feira (7), e este sábado (8), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação aconteceu na cidade de Mauriti, na Região do Cariri, que registrou chuva de 36,6 milímetros.
A Funceme já havia adiantado que neste fim de semana, no Ceará, a tendência é de redução nos acumulados e também das áreas com chances de receber chuva. Segundo o órgão, a Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se próximo ao Estado, porém, ela está apresentando fraca convectividade, que é a subida do ar quente até a base das nuvens e alteração da umidade relativa do ar, situação necessária para “queda” da chuva.
As precipitações se concentraram nas regiões da Ibiapaba e Cariri. Em Guaraciaba do Norte choveu 27,4 milímetros. Já em Missão Velha foram computados 23,5 milímetros. Na Região Metropolitana de Fortaleza, o maior acumulado foi em Maranguape, com 23,2 milímetros.

Previsão para o fim de semana - A previsão para este sábado, é de predomínio de nebulosidade variável em todo o Estado, mas com eventos de precipitações no Litoral Norte, Ibiapaba e também na porção mais ao sul do Estado, principalmente entre os períodos das tarde e da noite.
Para o domingo (9), os resultados de modelos numéricos de previsão indicam leve melhoria quando comparado ao sábado, principalmente para a Região Metropolitana de Fortaleza e própria Capital na madrugada e início da manhã, mas os acumulados não deverão ser significativos.

Situação dos principais açudes - Os maiores açudes do Ceará, no entanto, seguem em situação crítica. O Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem apenas 2,47% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 4,83% do volume máximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário