sábado, 8 de fevereiro de 2020

PANGOLIM - Conheça o animal asiático que pode ser o elo da transmissão do novo coronavírus entre humanos

Ameaçado de extinção, o pangolim está entre os animais mais traficados do mundo e é apontado por estudo da Universidade de Agricultura do sul da China como intermediário na transmissão do vírus entre morcegos e humanos

Resultado de imagem para Conheça o animal asiático que pode ser o elo da transmissão do novo coronavírus entre humanos
Os pangolins se alimentam quase que exclusivamente de formigas e cupins

Mamífero ameaçado de extinção por conta da caça e cheio de escamas, o pangolim é apontado como animal-chave na transmissão do novo coronavírus para os seres humanos. A suspeita foi levantada por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Agricultura do sul da China, cujo estudo aponta que o pangolim pode ser um hospedeiro intermediário do vírus entre os morcegos e os humanos.
Os pangolins são mamíferos placentários da ordem Pholidota. "Atualmente, são conhecidas dez espécies diferentes de pangolins. Essas espécies podem ser divididas em dois grupos: os pangolins africanos e os asiáticos". As duas espécies possuem características semelhantes. “São animais consideravelmente pequenos, com caudas compridas, focinho fino, não possuem dentes e o corpo é coberto por uma carapaça formada por inúmeros escudos [escamas]".
Atualmente, os pangolins têm sido apontados como possíveis transmissores de coronavírus, uma vez que a sequência do genoma de nova cepa da doença separada de pangolins era 99% idêntica à de pessoas infectadas, o que indica que esses animais podem ser hospedeiros intermediários do vírus.

Resultado de imagem para Conheça o animal asiático que pode ser o elo da transmissão do novo coronavírus entre humanos
O fóssil mais antigo de pangolim já encontrado tem cerca de 45 milhões de anos. Os pangolins se alimentam quase que exclusivamente de formigas e cupins e, em termos morfológicos e comportamentais, eles são muito parecidos com a espécie brasileira tamanduá, uma vez que possuem grandes línguas finas e viscosas que auxiliam na captura de cupins. Esses animais vivem em ambientes sub-tropicais da África e do sudeste Asiático. Na China, os pangolins são caçados para o consumo de sua carne e, principalmente, para o comércio das suas escamas. Por ser um dos bichos mais traficados do mundo, todas as suas espécies estão ameaçadas de extinção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário