segunda-feira, 23 de março de 2020

Março deste ano é 80% mais violento do que igual mês de 2019 no Ceará

Março deste ano é 80% mais violento do que igual mês de 2019 no Ceará
Os números da violência no Estado do Ceará permanecem altos mesmo após o fim do motim protagonizado por grupos de policiais militares que durou 13 dias.
Na primeira quinzena deste mês, foram registrados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) 167 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).
O número é 79,5% superior do que igual período de 2019. No ano passado, de 1º a 15 de março, foram 93 mortes violentas. Dos 167 CVLIs registrados neste mês, 58 ocorreram em Fortaleza, 47 na Região Metropolitana e os demais no Interior do Estado. Devido aos dados ainda não estarem consolidados, há chances de o número total ser ainda maior.
A maior parte dos assassinatos foi contra homens de 20 a 29 anos. Ainda nas duas primeiras semanas de março, a SSPDS contabilizou três latrocínios. Dois dos três roubos seguidos de morte foram em Caucaia e um na capital. Também chamam atenção dois feminicídios em duas semanas. No último dia 2 de março foi morta Célia Sousa Cruz, de 47 anos, em Sobral, e no dia 8, a vítima foi Adriana Jardim de Araújo, 47, em Fortaleza.
Conforme o Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da Universidade Federal do Ceará, os números são preocupantes e mostram que a redução observada no ano passado “foi um parêntese e não o resultado de um trabalho efetivo de transformação das condições sociais de produção e reprodução do crime em nosso Estado”.

EM TEMPO – Violência no Ceará: O verdadeiro coronavírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário