segunda-feira, 23 de março de 2020

Máscaras não são proteção garantida contra coronavírus - Saiba como e quando usá-las

A medida mais eficaz para se proteger contra o coronavírus, segundo os especialistas, continua sendo o isolamento

FORTALEZA, CE, BRASIL, 23.03.2020: Comportamento das pessoas em locais da cidade diante da pandemia de coronavírus. Praça do Ferreira.  (Fotos: Fabio Lima/O POVO)
Comportamento das pessoas em locais da cidade diante da pandemia de coronavírus

Uma das medidas que a população tem adotado contra o coronavírus é o uso de máscaras. Na maioria das farmácias, o material falta nos estoques. A proteção, entretanto, das máscaras convencionais não é garantida. Isso porque o vírus é menor que o diâmetro dos furos do dispositivo e não funciona em ambientes abertos.
Quando e como usar o utensílio. O ideal é que seja utilizado apenas quando a pessoa vai passar muito tempo em ambientes fechados, como empresas ou em casos de emergência. Além disso, o uso é indicado também para pessoas que estejam doentes, para que não espalhem o vírus. É o que indica a Sociedade Cearense de Infectologia (SCI). É um desperdício de material usar em vias públicas ou mesmo dentro de casa.
Existem diversos tipos de máscaras e elas apresentam níveis de proteção. A N95, que possui o selo do Inmetro e o tipo marcado na parte externa, é a que apresenta maior vedação, mas não são indicadas para a população em geral. O uso deva ser feito em casos emergenciais, como quando se vai ao supermercado.

Riscos do uso incorreto - A colocação e o uso incorreto pode tornar o material um vilão no combate ao coronavírus. "A máscara pode ser um agente de contaminação, e não de proteção". Ficar pegando enquanto a máscara está no rosto propicia o maior contato com o vírus vindo de outras pessoas ou mesmo do ar. O material convencional deve ser descartado após um único uso, já os tipos especiais podem ser usados durante 15 dias, se guardados corretamente. Deve ter atenção de não encostar a máscara, depois do uso, em bolsas ou superfícies da casa.
A melhor forma de proteção é o isolamento social. "As pessoas acham que só porque estão de máscara podem sair circulando pela cidade".

Como utilizar corretamente as máscaras

- Com as mãos limpas, pegar a máscara pela parte da amarração ou pela liga;

- Colocar no rosto e encaixar bem para vedar nas laterais e em cima;

- Não encostar na parte exterior da máscara;

- Ao retirar, também retirar pela parte da amarração ou pela liga;

- Não reutilizar máscaras convencionais, elas devem ser imediatamente descartadas no lixo, de preferencia do banheiro;

- Lave as mãos novamente.

Fonte - opovo

Nenhum comentário:

Postar um comentário