quinta-feira, 23 de abril de 2020

Empresários defendem abertura selecionada de lojas em Iguatu

Representantes da CDL, Sindilojas e de outras entidades classistas pediram medidas de flexibilização para reabertura parcial do comércio local

IV Encontro de Atualização Empresarial - Edição Iguatu
Reunidos por meio de videoconferência, empresários locais, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e da Prefeitura de Iguatu pediram à gestão municipal medidas de reabertura selecionada de algumas lojas.
Os líderes do setor empresarial solicitaram a abertura de oficinas de manutenção em aparelhos de ar condicionado, ventiladores e outros eletrodomésticos, lojas do segmento óptico, aparelhos celulares, material de construção e móveis e eletros.
O médico oftalmologista, Ariosto Bezerra Vale, diretor da CDL, defendeu a imediata abertura acompanhada do uso obrigatório de máscaras para prevenir os riscos de contaminação por vírus, bactérias e outras doenças circulantes.
O presidente da CDL de Iguatu, Francisco José Mota Luciano (Dedé Duquesa) reforçou a reivindicação do setor, bem como ampliação de prazo para pagamento de tarifas de IPTU, ISS e Alvarás de Funcionamento. “O comércio está fechado, as vendas despencaram e as empresas terão muitas dificuldades para honrar esses compromissos”.
Carlos Tadeu Rodrigues Rolim, presidente do Sindilojas, defendeu que ambulantes que trabalham na área do mercado central, com a venda de feijão-verde, milho, frutas e verduras tenham seus espaços de comercialização liberados.
Para o representante do Sindicato da Construção Civil, Sinduscon, Kaoma Pereira, o setor precisa voltar à atividade, pois já existe uma crise que desde o começo do ano afeta a construção civil de casas para vendas financiadas.
O secretário de Saúde de Iguatu, George Xavier, ficou de levar à reivindicação ao prefeito e ao comitê gestor da crise do coronavírus. No entanto, os municípios cearenses não possuem autonomia para deliberarem sobre a abertura do comércio pois respondem ao Decreto Estadual, cujo prazo para fechamento das atividades não-essenciais se estende até o próximo dia 5 de maio.

Análise - A retomada da economia no Ceará já começa a ser planejada pelo Governo do Estado, mas ainda sem uma definição. Nesta quarta-feira (22), o governador Camilo Santana mencionou a criação de um grupo de trabalho para planejar a voltas às atividades, mas disse que ainda não há prazos para o início da reabertura da economia. Apesar de reconhecer a importância de todos os setores, o governador garantiu que as datas de divulgação e início do plano de retomada deverá seguir as recomendações dos especialistas da área de saúde e dos cientistas consultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário