segunda-feira, 6 de abril de 2020

PANDEMIA - Bebê de 3 meses diagnosticada com coronavírus morre em Iguatu

A vítima também nasceu com a Síndrome de Bartter, que causa uma alteração nos rins e afeta a taxa de potássio no sangue

Novo coronavírus
Ana Cibely Ferreira da Silva foi encaminhada ao Hospital Regional do Município no dia 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu por complicações como bronquiolite e pneumonia

Uma criança de três meses de idade, diagnosticada com o novo coronavírus, morreu na última sexta-feira (3), em Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará. Ana Cibely Ferreira da Silva foi encaminhada ao Hospital Regional do Município no dia 30 de março com dificuldades respiratórias e faleceu por complicações como bronquiolite e pneumonia. A morte da bebê de três meses pode ser o primeio óbito de criança por Covid-19 no Ceará. Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) não fez ainda o registro na plataforma IntegraSus.
O exame para a Covid-19 foi feito no dia em que a criança faleceu, com amostras de secreções por meio de um método que identifica a presença do vírus no corpo e, dessa forma, foi constatada a presença do SARS-Cov-2 no organismo de Ana Cibely. Os pais da criança não suspeitaram da doença porque a menina apresentava complicações na saúde desde o nascimento, quando foi diagnosticada com a Síndrome de Bartter - alterações nos rins que afetam a taxa de potássio no sangue.
Devido à síndrome, Ana Cibely fazia acompanhamento no Hospital Infantil Albert Sabin, na Capital.

'Essa doença está apavorando' - Com o diagnóstico da filha, a família percebe o receio da vizinhança com a possibilidade do contágio da Covid-19 na região. “Eu quero uma explicação detalhada, se for preciso fazer o exame faz eu, minha esposa e minhas duas filhas. A gente não pode sair aqui fora que as pessoas ficam com outros olhos, assustados como se a gente fosse um fantasma, como se fosse um bicho de outro mundo, essa doença está apavorando de certa forma não só o município, como o Brasil inteiro, o mundo inteiro”, reflete o pai da criança, José Ferreira.
O pai, que trabalha como mecânico, diz que fotos de Ana Cibely foram divulgadas em páginas da internet gerando desconforto, principalmente, para as irmãs da criança. “Nós estamos sofrendo muito, isso é uma falta de ética. Tem foto minha, foto da minha filha nas redes sociais, isso é muito constrangedor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário