sábado, 9 de maio de 2020

Estátua de 27 metros do Padre Cícero, em Juazeiro do Nordeste, recebe máscara para conscientizar sobre o coronavírus

Monumento tem 27 metros de altura

Inaugurada em 1969, a estátua de Padre Cícero é um importante ponto turístico da região do Cariri — Foto: Edson Freitas/SVM
Pela primeira vez em meio século de história, a estátua do Padre Cícero, cartão-postal de Juazeiro do Norte, no Sul do Ceará, ganhou um novo adereço: uma máscara facial. Símbolo do combate à pandemia da Covid-19, o item de mais de dois metros foi colocado na tarde deste sábado (09), em uma tentativa de conscientizar a população sobre a adoção de medidas de proteção e higiene, que diminuem as chances de contaminação pelo novo coronavírus.
O Ceará é um dos estados com mais casos de coronavírus no país. Neste sábado, o número de mortes pela Covid-19 ultrapassou a marca de mil e o número de casos da doença já passa de 15 mil.
Além da estátua do Padre Cícero, outros monumentos de figuras religiosas, como Frei Damião e São Francisco, e históricas, como Seu Lunga, também receberão os itens de proteção.
Mas esta não é a primeira vez que a estátua do "padrinho" participa de campanhas sociais. Eventualmente, o monumento ganha cores como o rosa, que representa o “Outubro Rosa”, de prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero, ou o azul, evidenciando o “Novembro Azul”, mês de conscientização no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Estas ações são feitas através de refletores.
A estátua do Padre Cícero foi inaugurada no dia 1º de novembro de 1969. Anualmente a estátua atrai, em média, 2,5 milhões de visitantes. Além de um importante ponto turístico da região do Cariri, com bela visão de Juazeiro do Norte, de cidades vizinhas e da Chapada do Araripe, também se tornou importante símbolo da fé romeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário