quinta-feira, 2 de julho de 2020

CDL pede flexibilização de atividades comerciais em Iguatu

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Iguatu, o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas) e a Associação Comercial, Agrícola e Industrial de Iguatu (Aciagi) solicitaram à gestão municipal a abertura de estabelecimentos comerciais a partir da próxima segunda-feira, 6.
A reivindicação foi apresentada ao secretário de Saúde de Iguatu, George Xavier, em reunião realizada nesta última quarta-feira, (1). Os representantes das entidades de classe lembraram que o setor de varejo e de serviços está fechado há quatro meses e que não há mais como esperar em decorrência do agravamento da crise comercial.
As três entidades divulgaram nota conjunta aos seus associados. O documento pede que “Iguatu avance para a Fase 1 do plano de retomada das atividades econômicas, e que a fiscalização seja ativa no sentido do cumprimento das normas de segurança indicadas pelos órgãos de saúde”.
A nota frisa que “as entidades estão diariamente procurando dialogar com o poder público, para alcançar ações e medidas viáveis e seguras, principalmente para as micro e pequenas empresas não sucumbirem em meio a pandemia. E que as solicitações feitas se baseiam em números apresentados pelo próprio secretário, de diminuição nos índices de infecção nos últimos dias, o que fez o município evoluir para reduzir as internações, automaticamente aumentando o número de recuperação de pacientes”.
O presidente da CDL, José Mota Luciano, disse que a situação é grave no setor de varejo e de serviços. “Em vez de avançarmos depois de quase quatro meses, fizemos foi recuar, entrando em lockdown. Da maneira que a medida foi estabelecida, abrindo os serviços essenciais em dias alternados, ocorreu aglomeração”.
Para o presidente do Sindilojas, Tadeu Rolim, a situação está ficando insustentável. “O interior começou igual com Fortaleza, mas lá já foram abertas lojas, e aqui estamos sem saber quando vamos poder voltar a trabalhar. É preciso mudar, algo precisa ser feito em favor dos comerciantes”.
Nesta sexta-feira, o secretário de Saúde de Iguatu, George Xavier, disse que vai apresentar uma resposta à solicitação das entidades empresariais.
A cidade de Iguatu entrou em lockdown, junto com outras quatro cidades no último dia 29, conforme decreto do governo Estadual. O crescente número de casos e as altas taxas de ocupação dos leitos de UTI, exclusivos para Covid-19, motivaram a decisão de isolamento social mais restritivo. O Município tem 911 casos confirmados e 30 óbitos, conforme dados da Secretaria da Saúde municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário