sábado, 8 de agosto de 2020

Facções - GDE ameaça atacar Morro de Santiago e retomar área perdida para o CV

Recentemente o Morro foi ocupado pelas forças de Segurança

 

Recentemente o Morro foi ocupado pelas forças de Segurança

Bandidos da facção criminosa cearense Guardiões do Estado (GDE) planejam um ataque violento ao Morro de Santiago, na Barra do Ceará (Zona Oeste de Fortaleza) para retomar o território “perdido” para a facção rival Comando Vermelho (CV).  A Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e a Polícia Militar informam que vão reforçar a segurança no local.
A revelação de que o planejamento do ataque está em andamento surgiu nas últimas horas após os moradores do morro e do seu entorno, na Comunidade Goiabeiras, terem pedido ajuda à Guarda Municipal neste sábado (8), quando um grupo de bandidos armados ameaçou invadir residências e expulsar as famílias, além de matar desafetos.
A Guarda Municipal, através das patrulhas das Torres de Vigilância Comunitária do Programa Municipal de Proteção urbana (PMPU), das Goiabeiras e da Barra do Ceará, subiram o morro e fizeram várias diligências culminando na captura de um bandido temido na região e apontado como autor de vários assassinatos no bairro. Paulo Henrique Lopes do Nascimento, 26 anos, foi preso quando estava escondido em uma casa no alto do morro. Os agentes, porém não encontraram as armas do bando.

Disputa - O ataque dos criminosos da GDE ao Morro de Santiago seria ainda uma vingança pelo assassinato de um dos chefes da facção naquele setor da Capital. O crime ocorreu do dia 12 de maio último, quando Tarcísio William de Andrade Sales foi fuzilado dentro de um carro nas Goiabeiras, sendo eliminado pelos rivais do CV com mais de 15 tiros de pistola. 
Meses antes de ser morto pelos inimigos do CV, o criminoso expulsou moradores de suas casas. Caçado pela PM e pela Guarda Municipal, ele foi se refugiar no bairro Bom Jardim (zona Sul da Capital), onde foi localizado e preso, semanas depois, por policiais de Inteligência do  Batalhão de Comando Tático Motorizado (Cotam), do Comando de Policiamento Especializado de Choque (CPChoque).
Após a morte do chefão da GDE na Barra do Ceará, criminosos do Comando Vermelho ocuparam o Morro de Santiago, mas acabaram sendo rechaçados dali durante uma recente  operação de ocupação feita pela Guarda Municipal em parceria com a PM. A briga pelo território, no entanto, não acabou e novas ameaças surgem agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário