quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Policial penal que morreu durante teste físico praticava corrida - Não havia UTI móvel no local

O agente era servidor há sete anos e integrava o Grupo de Operações Regionais da SAP, em Horizonte

O policial penal Luiz Antônio Teixeira Pires, de 40 anos, morreu enquanto fazia uma corrida durante avaliação física solicitada pela Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP), realizada em Horizonte na manhã da última quarta-feira (5). Ele teve um mal súbito. No local, não havia ambulância para acompanhar os testes, segundo denúncias recebidas pelo Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do estado do Ceará (Sindasp-CE).
Pires era servidor há sete anos e integrava o Grupo de Operações Regionais da SAP, em Horizonte. Ele chegou a ser socorrido até uma UPA do município, onde foi constatado o óbito.

'Negligência' - Segundo o Sindasp, uma portaria interna do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), destinada aos agentes, foi publicada informando sobre a natureza do Teste de Aptidão Física (TAF), a data de execução para cada grupo, assim como a pontuação conforme as categorias.
Porém, o documento não solicita apresentação de atestado médico, o que, para o Sindasp-CE, é “negligência”.
“Foi lamentável essa fatalidade e vamos cobrar as providências e responsabilidades. A portaria interna do GAP, que institui esse TAF, não inclui o pedido de UTI móvel, pedido de atestado, esses critérios. Nesse caso, se assumiu o risco dessa fatalidade”.
Desde o início da pandemia, os testes estavam suspensos, segundo o sindicato. Com o retorno gradual das atividades no Ceará, a avaliação foi retomada para alguns grupos operacionais de segurança, como o Gore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário