sexta-feira, 21 de agosto de 2020

“Salve Geral” da facção GDE provoca noite de terror com tiroteios e mortes na Grande Fortaleza

 

Um morto na cidade de Pacajus - Homem foi fuzilado na calçada de uma igreja

Uma noite de quinta-feira (20) e uma madrugada de sexta (21) de terror, com tiroteios, moradores em pânico, pessoas baleadas e mortas, além de confrontos policiais com criminosos. Este foi o resultado de mais um “salve geral” de uma facção que atua na Grande Fortaleza, com ordem para espalhar violência em bairros e favelas da Capital e da sua Região Metropolitana. Ao menos, seis pessoas foram assassinadas e o número de feridos não foi contabilizado pelas autoridades da Segurança Pública.
Era por volta de 20 horas quando, através de redes sociais, bandidos da facção Guardiões do Estado (GDE) espalharam o “salve geral” nas redes sociais com a determinação para que os ataques fossem iniciados. A ordem foi cumprida e, em pouco tempo, o número de ocorrências de tiroteios triplicaram na freqüência de viaturas da Polícia e na Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), sobrecarregando as patrulhas o Policiamento Ostensivo Geral  (POG), das forças especiais (Raio e CPChoque) e também o Samu.
De acordo com os registros da Ciops, a onda de ataques com tiroteios se espalhou especialmente na região do Grande Jangurussu, onde ocorreu um embate de bandidos no Conjunto Maria Tomásia. Em seguida, o pânico se espalhou por outros bairros da Capital como Mondubim, Planalto Ayrton Senna, Conjunto São Cristóvão, José Walter e nas cidades de Pacajus, Maranguape, Itaitinga, Horizonte e Pindoretama, áreas ocupadas, predominantemente, pela facção GDE.

Um dos dois mortos no confronto de facções em Pindoretama

No Distrito de Pratiús, em Pindoretama, na Região Metropolitana de Fortaleza, um tiroteio deixou dois mortos. Os corpos das vítimas foram encontrados em meio a um matagal. Um dos rapazes fuzilados no confronto foi identificado como José Almeida de Abreu Filho. 
No Condomínio Monte Líbano, no bairro Mondubim, na zona Sul da Capital, um confronto entre bandidos de facções deixou um homem baleado, que foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Itaperi, onde chegou morto.

Criança baleada no Planalto Ayrton Senna sendo transferida da UPA para o IJF

Criança ferida - Na UPA do bairro José Walter deu entrada na Emergência uma criança baleada durante um tiroteio entre criminosos no bairro Planalto Ayrton Senna. O garoto foi socorrido por uma patrulha da PM, enquanto outras pessoas também feridas buscavam socorro por meios próprios e eram encaminhadas ao Instituto Doutor José Frota (IJF). 
Outra troca de tiros foi registrada no bairro Guabiraba, em Maranguape, deixando, ao menos, duas pessoas baleadas, de acordo com a Polícia Militar.
Outro ferido em confronto morreu na Emergência da UPA do Conjunto São Cristóvão, no Grande Jangurussu.
No Conjunto Maria Tomásia, bandidos abriram fogo contra policiais militares do Raio. A patrulha pediu apoio via rádio à Ciops e diversas viaturas foram mobilizadas no cerco  aos bandidos em um matagal já próximo ao Ancuri, no Anel Viário, mas os bandidos acabaram furando o cerco e desapareceram na mata.
Em Pacajus, bandidos passaram em um carro atirando nas proximidades da Igreja Mãe Rainha e acabaram matando um morador, identificado como Francisco William dos Santos Souza.
Já no fim da madrugada, por volta das 4h30, mais um tiroteio terminou em morte. Desta vez em Fortaleza, na zona oeste da cidade, onde o corpo de um desconhecido foi encontrado crivado de balas próximo à pracinha do Conjunto Jaciara.
Houve também um tiroteio na madrugada na cidade de Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário