terça-feira, 15 de setembro de 2020

Chuvas no Ceará devem ser favoráveis na pré-estação

 Em geral, os episódios de La Niña podem durar entre nove e 12 meses

Todo ano, as preces dos cearenses são por um "bom inverno", com chuvas que reguem as plantações e encham os reservatórios. Para 2021, as perspectivas são positivas. Levantamento do Instituto Americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) apontou que o La Niña, fenômeno que aumenta a probabilidade de chuvas no Ceará, entrou em atividade neste mês. Meteorologistas avaliam que cenário é favorável para chuvas dentro ou acima da média no Estado, entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021.
De acordo com a Somar Meteorologia, o La Niña “consegue mudar toda a circulação dos ventos na atmosfera” e, com isso, “as chuvas tendem a aumentar no Nordeste brasileiro, principalmente no verão”. Isso ocorre porque, segundo a meteorologista, o fenômeno “intensifica a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)”, um dos principais responsáveis pelas precipitações no Ceará.
Em geral, os episódios de La Niña podem durar entre nove e 12 meses, como aponta Dóris, mas o atual deve ser mais curto e fraco, com duração de até um semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário