quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Nº de pessoas mortas pela polícia cresce no Brasil no 1º semestre em plena pandemia - Assassinatos de policiais também sobem

Registros de letalidade e vitimização policial apresentam alta no país mesmo com as medidas de isolamento social
Número de policiais mortos é 24% maior
Apenas Goiás não informa os dados

 O número de pessoas mortas por policiais aumentou no Brasil no primeiro semestre deste ano — Foto: Juliane Souza/G1

Ao menos 3.148 pessoas foram mortas por policiais no primeiro semestre deste ano em todo o país. O número é 7% mais alto que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 2.934 mortes.
Os casos de policiais que morreram em serviço e fora de serviço também apresentaram alta nos primeiros seis meses deste ano. Foram 103 policiais mortos, contra 83 no ano passado, o que representa um aumento de 24%.
Os dados, inéditos, fazem parte de um levantamento feito com base nos dados oficiais de 25 estados e do Distrito Federal. Apenas Goiás se recusa a passar os dados.

METODOLOGIA: Monitor da Violência - A alta dos casos de policiais mortos e de pessoas mortas por policiais segue a tendência de aumento de violência registrada em todo o país no primeiro semestre deste ano. Dados do Monitor da Violência apontam que os assassinatos cresceram 6% de janeiro a junho, interrompendo as quedas recordes de mortes violentas no Brasil nos últimos dois anos.
Chama a atenção que o aumento de mortes neste ano aconteceu mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, que fez com que estados adotassem diversas medidas de isolamento social. Ou seja, houve alta na violência mesmo com menos pessoas nas ruas.

Os dados revelam que: O Brasil teve ao menos 3.148 pessoas mortas por policiais no primeiro semestre deste ano – um aumento de 7% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram registradas 2.934 vítimas (sem contar Goiás em ambos os anos).
O Rio de Janeiro é o estado com mais pessoas mortas no primeiro semestre: 775
O país teve 103 policiais assassinados nos primeiros seis meses do ano (24% a mais que em 2019, quando 83 oficiais foram mortos)
São Paulo é o estado com mais policiais mortos: 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário