sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Investigado pela morte do prefeito de Granjeiro é preso por romper tornozeleira eletrônica

As investigações apontam que o homem pretendia fugir do local onde estava morando

Prefeito de Granjeiro é morto a tiros quando caminhava

Um dos envolvidos na morte do prefeito do município de Granjeiro, João Gregório Neto, em dezembro do ano passado, foi preso, nesta sexta-feira (04), no Bairro Seminário, no Crato, na Região do Cariri. Francisco Rômulo Brasil Leal dos Santos, de 59 anos, foi capturado depois de romper a tornozeleira eletrônica determinada pelo Poder Judiciário do Estado do Ceará.
O homem já tinha sido alvo da Polícia Civil em julho deste ano, quando foi determinada a prisão domiciliar do suspeito, informou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
De acordo com a pasta, as investigações apontam que ele pretendia fugir do local onde estava morando. Em razão disso, foi expedido um mandado de prisão contra Francisco Rômulo.
Segundo o titular da Delegacia Regional do Crato, Luiz Eduardo da Costa Santos, o preso era funcionário do prefeito afastado do município, Ticiano da Fonseca Félix, apontado, junto com o pai, de ser o mandante do crime.
Ainda conforme as apurações, Francisco Rômulo seria o responsável por deixar os envolvidos na cidade de Brejo Santo. Ele já havia sido preso em fase anterior da investigação e usava tornozeleira eletrônica, mas rompeu o dispositivo para tentar fugir.

Denúncia - No último mês de agosto, o Poder Judiciário aceitou denúncia contra 17 pessoas suspeitas de envolvimento no assassinato de João Gregório Neto. De acordo com o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), os suspeitos se tornaram réus logo após a "constatação da presença de todos os requisitos legais". A instituição não divulgou o nome dos denunciados porque o processo criminal está tramitando em segredo de Justiça.

Investigação - No mês de janeiro, o Poder Judiciário determinou que Vicente Félix de Souza, 60, pai do atual prefeito de Granjeiro, utilizasse tornozeleira eletrônica e que se mantivesse em área de restrição específica, como medida cautelar.
Um Chevrolet S10 de um parente de Vicente Félix teria dado apoio ao crime, e foi apreendido no mesmo dia. Documentos e aparelhos celulares encontrados em endereços do pai do atual prefeito de Granjeiro também foram apreendidos e encaminhados para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).
Também em janeiro, durante ações realizadas nos estados do Piauí e Maranhão, foram presos outros três homens que teriam ligação com um Volkswagen Polo. Para os investigadores, o carro foi utilizado pelos executores do crime.
Já em março, José Plácido da Cunha, 53, foi capturado em uma casa no Bairro Cidade Nova, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A prisão ocorreu por força de um mandado de prisão temporária em razão de ameaças realizadas pelo suspeito a testemunhas do caso, além de outros indícios de autoria delitiva do crime.

Articulação - Willyano Ferreira da Silva, 30, e Wendel Alves de Freitas Mendes, 26, tiveram mandados de prisão temporária cumpridos em julho, quando foram localizados em um imóvel no Crato.
Willyano Ferreira é apontado como responsável por conduzir o Volkswagen Polo que foi utilizado pelos executores do crime, e Wendel Alves é suspeito de ter feito a articulação para conseguir o carro usado no cometimento do homicídio e por ter auxiliado na fuga.
Os dois são investigados por integrar uma organização criminosa que alugaria veículos de locadoras para serem utilizados em crimes e depois não devolviam os automóveis das empresas. Ainda em julho, nove alvos investigados por participarem, direta ou indiretamente, da morte do político foram capturados.
Ao todo, os policiais civis foram em endereços nas cidades de Fortaleza, Crato, Juazeiro do Norte, Granjeiro e Salgueiro (PE) para cumprir 15 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva e domiciliar em desfavor dos alvos da investigação.
Três pessoas que foram indiciadas por participação no crime seguem foragidas: José Plácido da Cunha, 53; Manuel Fernando Mateus Ariza, 31; e Thyago Gutthyerre Pereira Alves, 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário