sábado, 30 de janeiro de 2021

Funceme - Ceará deve ter chuvas em todas as regiões no último fim de semana da pré-estação

Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação no Ceará

A previsão do tempo para o último fim de semana da pré-estação deve apresentar condições de chuva em todas as macrorregiões, mas com os principais registros esperados para as regiões da Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri. O cenário indicado para sábado (30), e domingo (31), é semelhante ao observado nos últimos dias.
Apesar da expectativa de precipitações mais concentradas na Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri, as demais macrorregiões do Estado deverão apresentar chuvas isoladas, isto é, com abrangência de 50% dos seus territórios, segundo a Funceme.
Os acumulados esperados para o fim de semana seguem sendo associados, principalmente, à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), cujo centro está sobre o oeste da Bahia.

Chuvas da pré-estação - Os meses de dezembro e janeiro marcam a pré-estação no Ceará. Como o próprio nome diz, de acordo com a Funceme, ela antecede o principal período de chuvas no Estado, que vai de fevereiro a maio. Considerando seu histórico, ele tem suas características climáticas específicas.
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a média para o bimestre é de 130,3 milímetros, sendo 31,6 mm correspondentes às chuvas em dezembro e 98,7 mm, em janeiro. A qualidade das precipitações nesta época não têm relação com o resultado dos meses seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário