quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Ibiapaba pode ter chuvas acima do normal - Risco de seca é maior no Centro Sul

o prognóstico de clima para os próximos meses alerta para maior parcimônia no uso da água e para o controle da liberação dos reservatórios

Maior reservatório do Ceará, Castanhão, na bacia do Médio Jaguaribe

O Ceará tem 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril de 2021, de acordo com o prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira, 20. Na distribuição pelo Ceará, os modelos estatísticos e o sistema de previsão climática indicam a presença de um gradiente de chuvas sul-norte.
O prognóstico climático aponta que anomalias positivas poderão trazer chuvas acima do normal para o extremo noroeste do Estado, que abrange as macrorregiões Ibiapaba, Litoral Norte e Litoral do Pecém.
Já o Centro Sul poderá sofrer com anomalias negativas que aumentam as chances de precipitações abaixo do normal. O cenário inspira alerta para os recursos hídricos cearenses. No Centro Sul estão alguns dos maiores reservatórios do Ceará, como o Castanhão.
"As maiores preocupações são no Sertão Central, onde a Bacia do Banabuiú está em torno de 10% de reserva hídrica e o Médio Jaguaribe, também com 10%. O Alto Jaguaribe, que está em torno de 20%, e Sertões de Crateús, com 28%, também", analisa o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.
Segundo Teixeira, o prognóstico de clima para os próximos meses alerta para maior parcimônia no uso da água e para o controle da liberação dos reservatórios. O secretário afirmou que áreas que já enfrentam uma crise hídrica, como os municípios de Monsenhor Tabosa e Pedra Branca, continuarão a receber "uma atenção especial do Estado", por meio de ações como a construção de poços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário