segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

No Ceará - Inmet prevê janeiro com reduzidas chuvas

A Funceme ainda não confirmou uma data para apresentar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa que se aproxima (fevereiro a maio)

Em janeiro, segundo e último mês de pré-estação chuvosa no Ceará, as chuvas permanecem reduzidas. Essa é a tendência para o atual período. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou nas últimas 24 horas, chuva com pouca pluviometria em apenas quatro cidades: Crateús (10mm), Itapipoca (9.2mm), Ararendá (9.0mm) e Iracema (3mm).
O motivo para as chuvas reduzidas é a formação desfavorável de sistemas meteorológicos – Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e o aquecimento das águas superficiais do Atlântico Tropical Norte em relação à porção Sul.
Para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “janeiro será um mês de poucas chuvas e o início de fevereiro também não deve ser bom”.
De acordo com os dados parciais da Funceme, até hoje, a média pluviométrica no Ceará é de 6mm, no atual mês. Esse índice significa um déficit de 93.9%, uma vez que o mês de janeiro tem média histórica de 98.7mm.
A Funceme ainda não confirmou uma data para apresentar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa que se aproxima (fevereiro a maio). A agência meteorológica provavelmente deve se reunir e fazer o anúncio no próximo dia 20.

Previsão - Por meio de nota, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), informou que “a previsão climática para o trimestre janeiro-fevereiro-março de 2021, há probabilidade de serem registradas chuvas acima da média no litoral da mesorregião Noroeste do estado do Ceará, com chuvas na faixa abaixo da média na mesorregião Sul. Nas demais localidades é esperado chuvas próximo da climatologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário