sábado, 6 de fevereiro de 2021

Açude Jaburu I perdeu 33% da capacidade, aponta ANA

O problema decorre da agressão ambiental que provoca assoreamento e fim de nascentes e riachos - O reservatório, único da Ibiapaba, é estratégico para abastecer oito cidades da região, além de localidades no Piauí

Trecho do rio Jaburu na zona rural de Ibiapina - Degradação e assoreamento comprometem o manancial

O açude Jaburu I, o único existente na Bacia Hidrográfica da Serra da Ibiapaba, é estratégico para abastecer oito cidades da região, mas nos últimos 15 anos o reservatório vem sofrendo processo de perda de capacidade de armazenamento de água, que chegou a 33%. O quadro traz preocupação e decorre da degradação de rios, riachos e nascentes. O temor é que em médio prazo o reservatório não tenha condições de atender a demanda de abastecimento humano e irrigação de áreas produtivas de frutas e verduras nas cidades serranas de Carnaubal, Ibiapina, Tianguá, São Benedito, Ubajara e Viçosa do Ceará; e de outros dois centros urbanos no sertão - Graça e Mucambo.
No total, são mais de 350 mil moradores somente no lado cearense. Há localidades rurais e cidades no vizinho estado do Piauí, que também recebem água, quando é liberada do reservatório Jaburu I.

Capacidade - Em recente audiência pública realizada em plataforma virtual pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foi chamada a atenção para o problema. "A capacidade do Jaburu foi reduzida de 210 milhões de metros cúbicos para 140 milhões de metros cúbicos, queda de um terço".
Integrantes do movimento popular SOS Jaburu se mostram preocupados com o avanço da degradação nas nascentes e nos cursos dos rios Jaburu e Pituba. "Em 2000 eram cerca de três mil nascentes em Ibiapina, mas hoje são pouco mais de cem. As matas ciliares foram derrubadas e tem o avanço de atividade agrícola e de abertura de loteamentos, muito próximo às margens. A situação é grave e exige ações concretas para barrar as agressões ambientais ao rio, despejo de esgoto, obras de aterro e desmatamento".

Em 2006, foi feito um estudo de batimetria pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) que apontou o açude Jaburu com 210 milhões de metros cúbicos de água e, em 2014, a capacidade do reservatório caiu para 141 milhões de metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário