sábado, 20 de março de 2021

QUADRA CHUVOSA - Vale do Jaguaribe tem fortes chuvas > Volume do Castanhão sobe 28 cm em dois dias

Com as fortes precipitações, o açude Castanhão chegou a atingir 10,78% de sua capacidade

Os municípios localizados no Vale do Jaguaribe, principal bacia hídrica do Ceará, registraram chuvas intensas no período entre sexta-feira (19), e sábado (20), segundo levantamento realizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com as fortes precipitações, o volume do açude Castanhão subiu 28 centímetros em dois dias e chegou a atingir 10,78% de sua capacidade — maior nível já registrado desde o inicio da quadra chuvosa no Estado este ano.
Boa parte do registro das precipitações na região ocorreu na última sexta, dia de São José, santo padroeiro do Ceará e tradicionalmente conhecido por ser provedor de chuvas.
Conforme monitoramento, entre o período avaliado o município da região que registrou as maiores chuvas foi Moradora Nova, que registrou precipitação de 48,2 milímetros. Alto Santo teve o segundo maior índice, com 46,2 milímetros. Em seguida vem Iracema (44 mm), Jaguaretama (41,6 mm) e São João do Jaguaribe (33 mm).
As chuvas intensas colaboraram para um aumento de volume do açude Castanhão. No dia primeiro de fevereiro, inicio da quadra chuvosa no Estado, a represa estava com 10,51% de sua capacidades atingida, conforme relatório feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
Desde então o índice não tem apresentado perdas significativas, principalmente após o açude começar a ser abastecido com parte das águas vindas do rio São Francisco — há dez dias — e na última quinta-feira (18), o reservatório atingiu 10,49% de sua capacidade. Neste sábado, contudo, a marca do início de fevereiro foi ultrapassada, após o reservatório atingir 10,78% de sua capacidade, que equivale a 722,2 milhões de metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário