sábado, 13 de março de 2021

Veja vídeo - Nevoeiro é visto em fazenda na cidade de Baixio no interior do Ceará

Uma grande névoa sob o campo de uma fazenda na cidade de Baixio, na microrregião de Lavras da Mangabeira, Centro-Sul do Ceará, chamou atenção de moradores, na manhã da última sexta-feira (12).
O flagra foi feito em vídeo bem cedo, logo após o amanhecer, depois de a região ter registrado chuva durante a madrugada.
Pelas imagens, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) explica que pode se tratar de um nevoeiro, assim como de uma névoa úmida.
Ambos os fenômenos meteorológicos se condensam próximo ao solo, segundo explica o órgão, mas a diferença está na extensão da visibilidade horizontal, que é aquela que se pode enxergar a olho nu.
Ainda conforme a Funceme, a umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Outra condição importante para o fenômeno é o vento fraco ou a falta dele. Essas características reduzem a visibilidade horizontal para menos de 1.000 metros ou 1 km.
Já para formação da névoa úmida, a umidade relativa do ar precisa estar entre 80% e 90%, também com vento fraco ou a falta. Nestas condições, a visibilidade horizontal é reduzida entre 1.000 e 5.000 metros ou 1 e 5 km.

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário