quinta-feira, 4 de março de 2021

Violência de gênero no Ceará - 47 mulheres foram vítimas de feminicídio em 2020

 Dados da Rede de Observatórios da Segurança são superiores aos da Secretaria da Segurança Pública do estado

Dados foram compilados por pesquisadores em cinco estados a partir de mídias informativas e redes sociais

Um relatório elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança aponta que houve o registro de 47 feminicídios no Ceará durante o ano de 2020. A média é de quatro crimes a cada mês e supera os números apontados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O órgão oficial contabilizou 27 deles no ano passado.
A pasta disse que compila seus dados com base nos parâmetros da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Segundo a secretaria, em casos de mulheres mortas cuja causa não foi esclarecida, mas apresenta indícios de feminicídio, a classificação é alterada no Sistema de Informação Policial (SIP), da Polícia Civil. De acordo com a Secretaria, nos 27 casos tabulados, houve indiciamento de suspeitos. Em 14 deles, a prisão ocorreu em flagrante.
O relatório "A dor e a luta: números do feminicídio" foi elaborado por pesquisadores da Rede em cinco estados brasileiros: Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo foi realizado a partir do monitoramento de 18 mil eventos relacionados à segurança pública com base em mídias dos estados em que os pesquisadores atuam.
Ao todo, a Rede de Observatórios monitorou 1.823 eventos relacionados à violência contra a mulher nos cinco estados, uma média de cinco por dia. Desse total de eventos, 252 foram registrados no Ceará; número puxado para cima em razão dos 91 homicídios e 47 feminicídios analisados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário