quinta-feira, 1 de abril de 2021

Superlua e chuva de meteoros podem ser vistas no Ceará durante o mês de abril

O fenômeno da Superlua irá surgir no céu cearense nos dias 26 e 27 de abril

No mês de abril, durante os dias 26 e 27, o fenômeno da Superlua irá surgir no céu cearense e poderá ser visualizado sem a utilização de equipamentos profissionais. O evento consiste no aparecimento da Lua Cheia atrelado ao perigeu – momento em que a Lua está mais próxima da órbita da Terra -, fazendo com que ela seja vista maior do que o normal. Essa será a segunda maior Lua Cheia do ano. Isso acontece pelo fato de a Lua desenvolver uma órbita elíptica ao redor da Terra, formando uma espécie de círculo achatado, fazendo com que, em determinados momentos, ela esteja mais próxima da superfície do planeta.
O melhor momento para apreciar o fenômeno é quando a Lua vai surgindo no céu, durante o seu nascimento no horizonte.

Chuva de meteoros - Já as Líridas, tipo de chuva de meteoros, irão aparecer dos dias 16 a 25 de abril e caracterizam-se pelo momento em que a Terra passa pelo rastro de gelo e de rochas que um cometa deixou para trás, à medida que foi se aproximando do sol. O pico de observação do fenômeno será na madrugada do dia 21 para o dia 22, podendo ocasionar o vislumbre de até 20 meteoros por hora.
Além disso, “durante o pico da chuva, eles [meteoros] podem aparecer em qualquer direção do céu, então quanto mais céu livre [sem prédios, árvores ou outros elementos] você tiver, mais chance de ver os metetoros”.

Conjunções - Ainda durante o mês de abril, poderão ser observadas três conjunções – quando dois ou mais corpos celestes aparecem próximos um do outro no céu. A primeira delas, entre a Lua e o planeta Saturno, na madrugada do dia 6, na direção leste. A segunda, entre a Lua e Júpiter, na madrugada do dia 7, também na mesma direção. E entre a Lua e Marte, no começo da noite do dia 17, na parte oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário